MTB Itaobim
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
MTB Itaobim

MountainBike Itaobim é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas e de ambos os sexos. O que os une é paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Gomes
Moderador
Moderador
Gomes


Masculino
Número de Mensagens : 145
Idade : 112
Localização : Itaobim
Data de inscrição : 20/10/2007

Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroa Empty
MensagemAssunto: Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroa   Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroa Icon_minitimeSex Jan 18 2008, 16:14

Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroas



</FONT>
Quando mudar a corrente ? Essa é uma questão polêmica, mas o que ninguém discorda é de sua importância. Deixar de trocar a corrente na hora certa pode inutilizar suas coroas e cassete precocemente, pesando no seu bolso.

Uma das polêmicas na questão é saber quando se deve trocar a corrente. Muita gente usa a regra geral dos "1000 km", ou seja, trocar a corrente de mil em mil quilometros. O grande problema é que a durabilidade não depende somente da quantidade de uso, mas também das condições de uso e manutenção. Ou seja, se a corrente foi usada sem limpeza/lubrificação e/ou condições severas como lama, as coisas mudam.

Frank, mecânico chefe da Shimano, diz que se deve ter como base 1000 a 1500 quilometros. Porém, a maneira correta de ter certeza é medindo o alongamento da corrente. Esse alongamento, ao contrário do que muitos pensam, ocorre pelo desgaste dos pinos e não pelo alongamento das laterais da corrente.

Considerando uma configuração inicial de uma corrente, cassete e coroas novos:

- Ao medir, se a corrente tiver de 0,5% a 0,7% esticada (além do tamanho original), é preciso trocá-la. Se você trocar a corrente que estiver nessa faixa de desgaste, não será preciso trocar o cassete nem as coroas. Poderá usar outra corrente. Porém, ao trocar novamente a corrente, será preciso trocar apenas o cassete. Ou seja, dá para usar duas correntes antes de trocar o cassete.

- Se não passar dos 0,5%, dá para usar 3 correntes antes de trocar o cassete.

- Se a corrente passar dos 0,7%, é preciso trocar a corrente e cassete da primeira vez! É recomendado trocar a corrente quando ela atinge 1%. Além dessa medida existe risco de falha (ruptura ou desregulagem da transmissão).

- As coroas tem durabilidade diferente. Há quem recomende trocá-las depois de trocar 3 cassetes, mas muita gente só troca se tiver realmente dando problema, pois é fácil de perceber.

:: Como medir o desgaste

Existem ferramentas especiais para se medir o desgaste da corrente. Porém, alguns especialistas não recomendam o uso, por terem tido imprecisões e diferenças nessas medidas.

Uma outra maneira, mais caseira, é ter guardada uma corrente nova, uma corrente com desgaste de 1% e uma corrente com desgaste de 0,5%. Aí basta retirar a corrente a ser medida e comparar com as demais, deixando todas penduradas. Todas devem ter o mesmo número de elos, claro.

Mas ainda fica uma questão: como saber se a corrente está a 1% ou 0,5% esticada ? Aí entra uma medida padrão da industria: 24 elos devem medir 12 polegadas (30,4 cm). Ou seja, uma corrente de 24 elos, com 1% de alongamento, terá 3mm a mais e uma a 0,5% terá 1,5mm a mais.

Para facilitar essa medida, que tem precisão de milimetros, é melhor usar 96 elos para as correntes de comparação. Assim, a corrente nova terá 121,5 cm, a corrente com 1% terá 12 mm a mais (122,7 cm) e a corrente com 0,5% terá 6 mm a mais (122,1 cm).

Medidas tão pequenas parecem não influenciar, mas são elas as responsáveis por você poder economizar na sua troca de transmissão. Quem define a troca do cassete é a corrente! Ela que é responsável pelo desgaste. Então é mais barato trocar a corrente antes dela esticar demais.

A correta lubrificação da corrente ajuda a evitar esse desgaste, diminuindo o alongamento da corrente. Veja nossos artigos sobre lubrificação para mais detalhes.[/size]

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.webventure.com.br
 
Transmissão - Quando trocar a corrente, o cassete e as coroa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo BIKE 18 marchas - R$ 140,00.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MTB Itaobim :: MOUNTAIN BIKE :: MECÂNICABIKE-
Ir para: