Regulagens de freio
1 FerramentasPara executar essa tarefa você vai necessitar das seguintes ferramentas:
- Chave Philips
- Alicate
- Chave Allem 05mm
- Um pequeno pedaço de lixa de ferro
2 Conjunto e estado do mesmoOs freios V-Brake surgiram com a missão de substituir os freios cantilever, que por sua vez possuíam exemplares poderosos como o Dia Compe 986 ou os Ritchey WCS, freios super-potentes que deram conta do recado, portanto os designers e engenheiros teriam que projetar algo com alavanca leve e ao mesmo tempo potente na frenagem. Assim suriram os braços longos e em forma de “V”.
Quando a manete é acionada, o cabo comprime os “Levers” - braços do freio que, por sua vez, literalmente, espremem a sapata contra o aro.
A manete do V-Brake possui um ponto de puxada diferenciado da manete para cantilever e não são intercambiáveis, isso causaria uma frenagem comprometida.
Conduites - procure usar os com revestimento interno de teflon, isso proporciona uma frenagem mais macia e conserva o cabo.
Cabos - procure sempre os cabos mais lisos e se possível de aço inox. Esses não enferrujam, portanto durarão muito mais.
3 LimpezaPara que o sistema funcione perfeitamente é simples: basta que tudo esteja limpo, lubrificado e todas as peças sejam compatíveis, além de estar em bom estado.
A limpeza deve ser feita da seguinte maneira: lixe as sapatas, borrife óleo spray dentro dos conduítes, inclusive no “caninho” curvo que fica no final do conduite, lubrifique as molas do freio com óleo de corrente.
4 MontagemTudo certo para a montagem, introduza o cabo no conduíte com um pouco de graxa, de preferência a base de teflon, esta conserva o revestimento interno do conduíte. No local onde se encontra uma espécie de coifa de borracha que divide os dois conjuntos de “Levers” ou freios, existe um espaço que, segundo a marca desenvolvedora do projeto, o espaço deve ser algo entre 4 e 6 milímetros.
5 Regulagem de sapatas As sapatas possuem 4 arruelas que servem para fazer uma série de ajustes, são elas: duas “macho” e duas “fêmeas”, de tamanhos diferentes. No geral monta-se com as maiores pelo lado interno do freio na dianteira, isso para que o freio fique mais aberto, proporcionando assim uma alavanca maior e mais potencia na frenagem. No freio traseiro, as arruelas maiores por fora para que o freio fique mais fechado, impedindo assim que o ciclista raspe os calcanhares nos freios traseiros.
Uma coisa muitíssimo importante é a posição das sapatas em relação ao aro, isso não pode ser esquecido, se houver algum erro, pode ocasionar um corte no pneu.
Para um ajuste sem surpresas, mantenha a sapata um milímetro abaixo da linha do aro. É muito importante que a sapata tenha cambagem: um espaço de 1,5mm na parte posterior da sapata, isso elimina os barulhos ao frear, porém a sapata tem que encostar chapada no aro, ela não pode estar inclinada para cima ou para baixo. Ao olhar o freio montado de frente, ele deve ser um espelho, um lado em relação ao outro.
6 Ajuste finoEsse ajuste deve ser feito por meio dos parafusos, em geral phillips, que se encontram na lateral do freio. Caso somente pelo parafuso, você não consiga a tenção ideal, é possível puxar a mola um pouco, sem exageros. Puxe-a para fora e isso fará com que o freio tenha mais tenção. Esses parafusos da lateral servem para equalizar o sistema, portanto verifique se estão fechando ao mesmo tempo.
É isso ai! Com freios regulados e boas trilhas.