MTB Itaobim

MountainBike Itaobim é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas e de ambos os sexos. O que os une é paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios.
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como Regular o V-brake

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sfmatos
Moderador
Moderador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 52
Idade : 84
Localização : Itaobim
Data de inscrição : 18/10/2007

MensagemAssunto: Como Regular o V-brake   Qui Out 25 2007, 16:47

Regulagens de freio









1 Ferramentas

Para executar essa tarefa você vai necessitar das seguintes ferramentas:

- Chave Philips
- Alicate
- Chave Allem 05mm
- Um pequeno pedaço de lixa de ferro

2 Conjunto e estado do mesmo

Os freios V-Brake surgiram com a missão de substituir os freios cantilever, que por sua vez possuíam exemplares poderosos como o Dia Compe 986 ou os Ritchey WCS, freios super-potentes que deram conta do recado, portanto os designers e engenheiros teriam que projetar algo com alavanca leve e ao mesmo tempo potente na frenagem. Assim suriram os braços longos e em forma de “V”.

Quando a manete é acionada, o cabo comprime os “Levers” - braços do freio que, por sua vez, literalmente, espremem a sapata contra o aro.

A manete do V-Brake possui um ponto de puxada diferenciado da manete para cantilever e não são intercambiáveis, isso causaria uma frenagem comprometida.

Conduites - procure usar os com revestimento interno de teflon, isso proporciona uma frenagem mais macia e conserva o cabo.

Cabos - procure sempre os cabos mais lisos e se possível de aço inox. Esses não enferrujam, portanto durarão muito mais.






3 Limpeza

Para que o sistema funcione perfeitamente é simples: basta que tudo esteja limpo, lubrificado e todas as peças sejam compatíveis, além de estar em bom estado.

A limpeza deve ser feita da seguinte maneira: lixe as sapatas, borrife óleo spray dentro dos conduítes, inclusive no “caninho” curvo que fica no final do conduite, lubrifique as molas do freio com óleo de corrente.

4 Montagem

Tudo certo para a montagem, introduza o cabo no conduíte com um pouco de graxa, de preferência a base de teflon, esta conserva o revestimento interno do conduíte. No local onde se encontra uma espécie de coifa de borracha que divide os dois conjuntos de “Levers” ou freios, existe um espaço que, segundo a marca desenvolvedora do projeto, o espaço deve ser algo entre 4 e 6 milímetros.

5 Regulagem de sapatas






As sapatas possuem 4 arruelas que servem para fazer uma série de ajustes, são elas: duas “macho” e duas “fêmeas”, de tamanhos diferentes. No geral monta-se com as maiores pelo lado interno do freio na dianteira, isso para que o freio fique mais aberto, proporcionando assim uma alavanca maior e mais potencia na frenagem. No freio traseiro, as arruelas maiores por fora para que o freio fique mais fechado, impedindo assim que o ciclista raspe os calcanhares nos freios traseiros.

Uma coisa muitíssimo importante é a posição das sapatas em relação ao aro, isso não pode ser esquecido, se houver algum erro, pode ocasionar um corte no pneu.

Para um ajuste sem surpresas, mantenha a sapata um milímetro abaixo da linha do aro. É muito importante que a sapata tenha cambagem: um espaço de 1,5mm na parte posterior da sapata, isso elimina os barulhos ao frear, porém a sapata tem que encostar chapada no aro, ela não pode estar inclinada para cima ou para baixo. Ao olhar o freio montado de frente, ele deve ser um espelho, um lado em relação ao outro.






6 Ajuste fino

Esse ajuste deve ser feito por meio dos parafusos, em geral phillips, que se encontram na lateral do freio. Caso somente pelo parafuso, você não consiga a tenção ideal, é possível puxar a mola um pouco, sem exageros. Puxe-a para fora e isso fará com que o freio tenha mais tenção. Esses parafusos da lateral servem para equalizar o sistema, portanto verifique se estão fechando ao mesmo tempo.

É isso ai! Com freios regulados e boas trilhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
fhc51
Moderador
Moderador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 181
Idade : 108
Localização : bh / itaobim
Data de inscrição : 22/10/2007

MensagemAssunto: Re: Como Regular o V-brake   Qui Out 25 2007, 18:11

nao tenho este problema.....rsss, mas o freio a disco tambem nao e facil regular e nunca e 100%
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.deltapositivo.com.br
Ligrpm
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 142
Idade : 40
Localização : Itaobim
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Re: Como Regular o V-brake   Sex Out 26 2007, 07:10

Muito bom mesmo

Uma das reclamações que tenho notado em nossas pedalas está voltada para os freios, pois na maioria das vezes, pode acabar deixando a bicicleta mais pesada, ou colocar uma pessoa em situação de risco por não conseguir frear, devido a não dar muita importância ou não saber regular os freios.

Tópico bastante instrutivo.

Sugiro depois, separar os topicos mais interessantes e importantes e montar uma cartilha, mas isso, é mais lá pra frente

Fica aqui a idéia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mtbi.forumeiro.com
fhc51
Moderador
Moderador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 181
Idade : 108
Localização : bh / itaobim
Data de inscrição : 22/10/2007

MensagemAssunto: Re: Como Regular o V-brake   Sex Out 26 2007, 07:47

Em relação aos freios aconselho a troca dos V-brike de Plastico pelo de aluminio, pois ao ser pressionado os freios a uma perda de pressao sofrida pelo plastico que absorve a pressão...podemos falar a mesma coisa das manetes de plastico tbm...]

fui!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.deltapositivo.com.br
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Como Regular o V-brake   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Como Regular o V-brake
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [TUTORIAL] - Como regular a altura dos cintos dianteiros
» Tem como regular a embregem do kazão?
» Válvulas, como regular???
» Como regular farol da gsx 650f
» [DÚVIDA] - Como Regular Direção Hidráulica?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MTB Itaobim :: MOUNTAIN BIKE :: MECÂNICABIKE-
Ir para: