MTB Itaobim

MountainBike Itaobim é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas e de ambos os sexos. O que os une é paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios.
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 Mountain Bike - a evolução no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sfmatos
Moderador
Moderador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 52
Idade : 84
Localização : Itaobim
Data de inscrição : 18/10/2007

MensagemAssunto: Mountain Bike - a evolução no Brasil   Ter Out 30 2007, 12:42

Em meados da década de 80, o mountain bike já despontava como um novo esporte no Brasil, sendo que alguns campeonatos começaram a surgir baseados nos campeonatos norte-americanos. Ainda era ofuscado pelo BMX, tanto que os primeiros pilotos de mountain bike vinham das bikes de aro 20.

Mas o mountain bike começou a ganhar impulso a partir do momento em que as empresas do setor de bicicletas do país perceberam o grande potencial do esporte, em um mercado que era dominado pelas cruisers e cross. Desde então, o mountain bike começou a aparecer no cenário ciclístico nacional.

Com a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros no início dos anos 90, a concorrência internacional fez com que muitas empresas nacionais passassem a investir pesado em novas tecnologias e processos industriais, sendo o alumínio o material mais explorado, tanto para a confecção de quadros, bem como a de peças e acessórios. Outras empresas, mesmo aquelas não ligadas ao setor, passaram a investir cada vez mais em eventos ligados ao ciclismo.

É um esporte que já movimenta um mercado relativamente grande, com uma indústria de alta qualidade e uma gama variada de produtos. E muitos acontecimentos do setor são tratados com bastante relevância nos meios de comunicação, demonstrando ser uma indústria em potencial, além de serem realizadas feiras e congressos em torno do esporte.

Hoje, muitas competições acontecem pelo país, com a divulgação do esporte, e com muitas equipes profissionais, demonstrando o bom nível técnico dos competidores. Mesmo que a técnica de nossos atletas não atinja os níveis dos atletas de países onde o esporte está mais amadurecido, já despontamos em vários campeonatos no exterior com bons resultados, e tivemos alguns representantes nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

E fora os contratempos em relação às federações ciclísticas do país, que pecam pela falta de apoio aos atletas e pela desorganização quanto à realização de provas e campeonatos, o mountain bike segue o seu caminho com o apoio e incentivo daqueles que amam o esporte.

O mountain bike contribui para a evolução do esporte ciclístico nacional e também à sociedade, sendo que a bicicleta é um meio de transporte econômico e não poluente, preservando o meio ambiente, melhorando o condicionamento físico das pessoas, e uma alternativa à solução do caos provocado pelo trânsito das grandes cidades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Mountain Bike - a evolução no Brasil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Russos criam capacete do Predador.
» Ajuda para comprar uma pit bike
» Novo Fiesta no Brasil Pode ser Lançado em 2010!
» Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
» Utilitário Duster Renault no Brasil!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MTB Itaobim :: MOUNTAIN BIKE :: HISTÓRIA DO ESPORTE-
Ir para: