MTB Itaobim

MountainBike Itaobim é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas e de ambos os sexos. O que os une é paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios.
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 A importância da relação peso-potência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sfmatos
Moderador
Moderador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 52
Idade : 84
Localização : Itaobim
Data de inscrição : 18/10/2007

MensagemAssunto: A importância da relação peso-potência   Ter Out 30 2007, 13:03

O que é mais importante, ser mais forte ou mais leve?


O peso do conjunto atleta + bicicleta é o que define quem terá mais vantagem na hora de competir, e eu repondo o porquê. Quando fazemos um teste de potência anaeróbica, medimos a potência absoluta “Watts” - e a potência relativa em “Watts/kg”. Feito isso, devemos dar atenção à potência relativa, pois é ela que vai definir o rendimento do atleta na prova.

Para que vocês entendam isso vamos usar uma comparação bem simples: um carro e uma motocicleta, ambos movidos a gasolina e que desenvolvem uma potência máxima próxima de 180 cavalos.

Neste caso os dois têm a mesma potência máxima de 180 cv (ABNT), mas a moto tem um desempenho muito maior que o carro, porque a potência relativa da moto é muito maior que a do carro? Vejam:






Se o carro, no caso um VW Golf GTI, que pesa 1.330 kg e tem uma potência máxima de 180 cavalos:
1.330 kg ÷ 180 cv = 7,4 kg/cv


Nesse caso, cada cavalo de potência do motor do Golf GTI vai impulsionar 7,4 quilogramas de peso do automóvel.



Ao passo que uma motocicleta de mil cilindradas - no caso uma imponente Honda CBR 1000 RR Fireblade - que pesa cerca de 180 kg e desenvolve uma potência máxima de 171,3 cavalos:
180 kg cv ÷ 173 cv = 1.04 kg/cv


Ou seja, cada cavalo do motor da motocicleta vai ter que impulsionar pouco mais de 1 kg.

Não é em vão que a Fireblade chega fácil próximo aos 300 km/h e acelera de 0-100 km/h em três segundos. Já o Golf GTI acelera de 0-100 km/h em 8 segundos e tem uma velocidade máxima estimada de pouco mais de 200 km/h.

A relação peso-potência da motocicleta é muito superior a do automóvel, mais de sete vezes para ser preciso. Essa é a grande diferença que determina quem é o mais veloz.
No ciclismo acontece exatamente a mesma coisa.


Se eu tenho dois atletas com mil Watts de potência cada um, mas um deles pesa 60 kg e o outro pesa 80 kg, é óbvio que o ciclista de 60 kg terá um rendimento melhor, pois eles terão uma potência relativa de 16,66 W/kg e 12,5 W/kg, respectivamente.

Na prática isso é o que separa um competidor PRO de um SPORT. Então eu pergunto: o peso do atleta é importante? Claro! É por isso que antes de disputar quem tem a bike mais leve, o competidor deve ficar esperto, pois o peso corporal pode ser o fator determinante para o rendimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A importância da relação peso-potência
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Relação da Moto Caríssima
» CALCULO RELAÇÃO TRANSMISSÃO
» Relação Reduzida (Coroa e Pinhão) MAS E A CORRENTE ???
» RELAÇÕES DUVIDOSAS: Veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
» Relações vitara 1.9D

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MTB Itaobim :: MOUNTAIN BIKE :: SEGURANÇA E SAÚDE-
Ir para: